terça-feira, 13 de março de 2012

Riso e Alegria – A melhor Medicina



Quando as pessoas pensam em doenças, a primeira ideia que lhes atravessa a mente é a de recorrer aos médicos. Isso é importante, mas muitas vezes não estão conscientes de que as suas perturbações podem ser causadas pelas emoções e sentimentos. As modernas pesquisas médicas mostram que muitas doenças atingindo os adultos são o resultado de problemas emocionais.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), os traumas emocionais são uma das causas mais importantes da doença. Há mais de 2000 anos, o “Livro de Medicina Interna do Imperador Amarelo”, a primeira grande obra médica da China, estabeleceu que: “Cinco tipos de energia vital emanam dos cinco órgãos internos – alegria, raiva, preocupação, tristeza e medo. A alegria (euforia) perturba o Coração, a raiva perturba o Fígado, a preocupação mental constante perturba o Baço, a tristeza perturba os Pulmões e o medo perturba os Rins.” Isto significa que as emoções são estados humanos naturais, mas que o excesso de qualquer delas pode provocar doenças. Estas vão desde as formas mais ligeiras de perturbação até às mais graves patologias envolvendo e pondo em risco todo o organismo.
Os investigadores chineses na área da Medicina Preventiva atribuem grande importância às funções das emoções na manutenção da boa forma e da saúde físicas. Têm vindo a desenvolver as teorias tradicionais sobre a interacção entre as emoções e o corpo, e consideram que um bom estado emocional pode melhorar o bem-estar geral e aumentar a longevidade. Colocam a ênfase num estado de espírito em paz e num espírito aberto.
Como diz um ditado chinês muito popular: “Uma gargalhada torna-o dez anos mais novo, a preocupação torna a sua cabeça cinzenta”.
A moderna pesquisa médica confirma que, de todos os fatores afetando a saúde, um dos mais prejudiciais é a emoção extrema. As pessoas obcecadas pela melancolia, medo, mágoa, inveja, choque e excitação durante períodos de tempo longos, bem como aqueles que passam por prolongados períodos de stress, são mais atreitos a sofrer de tensão arterial elevada, doenças cardíacas, perturbações mentais, asma, gastrite crónica, glaucoma e, segundo certos investigadores, mesmo de cancro. Mulheres sujeitas a estas condições são mais predispostas para sofrer de problemas menstruais. Investigação médica na China e no estrangeiro demonstra que mais de 70% de todos os casos de gastrite e 80 a 90% das dores de cabeça estão relacionadas com as emoções. Pesquisas recentes sugerem que um mau estado de espírito, envolvendo qualquer das emoções, agravado por stress, predispõe a pessoa para o cancro – talvez por uma baixa nas defesas do sistema imunitário.

Uma mente feliz e em paz é o fator mais útil para manter boa saúde. Quando as pessoas estão felizes o seu sistema nervoso central trabalha no fortalecimento das funções corporais, resultando numa digestão adequada e num forte metabolismo. Têm bom apetite e dormem bem, assim beneficiando de bom ânimo e de uma mente rápida. A pesquisa também sugere que os optimistas podem viver mais tempo do que os outros. De acordo com uma análise de 372 centenários, 92% tinham um temperamento alegre e optimista. Os médicos relatam que as feridas do vencedor cicatrizam mais depressa do que as do vencido e que os pacientes sem problemas emocionais tendem a recuperar mais depressa duma doença. Se o paciente está confiante e optimista em relação ao combate à sua doença pode recuperar mais rapidamente e necessitar de menos tratamento. Nos pacientes desanimados a doença prolonga-se ou pode mesmo piorar. Desta forma, os factores emocionais podem muito bem ter um efeito direto na recuperação do paciente.

A questão óbvia, então, é: como se mantém um estado de espírito positivo? Eis algumas sugestões para atingir esse objetivo:
1.      Desenvolva um forte sentido de moralidade, um código ético – e viva de acordo com ele. Pessoas altruístas e com espírito nobre têm uma mente aberta, otimista e animada. O ciúme, a inveja, o ódio e a ansiedade são estados negativos que prejudicam aqueles que os admitem em si mesmos.
2.      Tente ver o “panorama geral” da vida. Não se preocupe com pequenos pormenores e não seja demasiado crítico.
3.      Ame o trabalho e a atividade. Devote-se a isso. É bem conhecido o facto de muitas pessoas caírem em depressão profunda depois da reforma, enquanto que os que se mantêm ativos e têm uma causa ou actividade tendem a estar melhor emocional e fisicamente.
4.      O exercício pode revigorar a mente tal como o corpo. Quando se sentir  deprimido ou zangado, a melhor maneira de sair desses estados de espírito é através do exercício físico.
5.      Desenvolva amizades e abertura em relação aos outros. Discutir os seus problemas com os outros pode muitas vezes iluminar o seu espírito e dar-lhe uma melhor perspectiva das coisas.
6.      Cultive uma grande variedade de interesses. Xadrez, caligrafia (na China) e pintura são apenas alguns dos muitos passatempos que podem manter saudáveis corpo e espírito. A música e outras artes podem fazer a pessoa sair para fora de si mesmo e proporcionar verdadeiras recompensas emocionais.

Para obter boa saúde e longevidade deve aprender a controlar as suas emoções, desenvolver um estilo de vida relaxado e despreocupado e tentar viver numa atmosfera de bom humor. Esteja bem disposto e esqueça as suas preocupações – e viva mais tempo.


Traduzido e adaptado de “Riso e Alegria – A melhor Medicina” de Liu Zhanwen

1 comentário: