sexta-feira, 16 de março de 2012

Automassage-se


A auto-massagem é uma prática que favorece toda a gente, desde logo pelo relaxamento que proporciona. Tem também o interesse específico de tornar a própria pessoa protagonista da manutenção do seu estado de saúde.
Agora que estamos em plena Primavera chinesa (já começou a partir do novo ano chinês – Lua Nova de Janeiro), e que o órgão relacionado com a Primavera é o Fígado, registe uma sequência de auto-massagem cuja prática lhe proporcionará um estado mais tranquilo.

1. Fique num local tranquilo, silencie o telemóvel e tudo o que possa levá-lo(a) a não ser incomodado(a). Coloque música suave e comece a respirar lenta e profundamente tentando relaxar um pouco e visualizando o que está acima das galáxias, acima deste universo manifesto. Sinta-se uma pessoa muito alta em que a sua cabeça toca o Céu e os seus pés tocam o Céu do outro lado do planeta.

2.    Durante a massagem escute música, continue a respirar lenta e profundamente e tente esquecer os problemas, todo o tipo de problemas, imagine que a sua cabeça está dentro de nuvens e que estas passam com o vento e que não permitem que as suas emoções e os seus pensamentos se fixem na sua mente;

3.    Leve a sua mão direita ao ombro esquerdo e massage, apertando os dedos na direcção da palma da mão; faça o mesmo ao pescoço e depois repita o processo com a outra mão e no outro ombro de forma a desfazer as tensões que possam existir.

4.  Leve a mão direita ao ombro esquerdo e amasse com a zona tenar (zona abaixo do polegar) o ombro; repita o mesmo processo no ombro esquerdo.

5.   Deite-se de barriga para cima e espreguice-se. Espreguice-se muito, boceje, vir o corpo para um lado e para o outro, estire os braços e as pernas através deste espreguiçamento. No acto de se espreguiçar primeiro crie tensão em todo o corpo, pode mesmo fazer apneia e depois descontraia-se completamente e expire. Sinta-se bem consigo, tenha pensamentos agradáveis e construtivos.

6.   Agora massage algumas outras zonas: pressione com o dedo médio fazendo rotação o ponto yin tang (entre as sobrancelhas); faça o mesmo para o ponto taiyang (dois dedos atrás do canto externo do olho, numa depressão fácil de sentir); e para o 20 VB (no lado externo do pescoço, no bordo inferior do occipital, numa depressão fácil de sentir).

7.    Tapeie com três dedos da mão ao redor dos olhos de forma a descontraí-los.

8.   Começando na testa, deixe agora as mãos escorregar ao longo da cara, como se a estivesse a lavar. As mãos devem estar pesadas e escorregar pela face até ao pescoço.

9.    Os exercícios mencionados podem ser feitos durante o tempo que achar conveniente.

10. Depois dos exercícios mantenha-se deitado(a), e tente sentir o prazer do seu corpo inteiramente relaxado, da sua energia renovada.



Sem comentários:

Enviar um comentário